Pesquisar este blog

sábado, 19 de novembro de 2011

Toxoplasmose - Mitos e Verdades

Toxoplasmose: Importância e Preconceito 

  Toxoplasmose é considerada uma zoonose (doença transmitida entre animais e seres humanos) de grande importância, pois ocorre a transmissão a partir de diversos hospedeiros para o homem, e hoje por falta de informação existe um grande preconceito com o gato doméstico que é um dos transmissores, mas não é o vilão que muitos acham.

  As crianças tendem a ser o maior grupo de risco, por causa do seu comportamento de levar tudo a boca quando estão explorando o ambiente.

  Outro grupo sob grande risco de infecção são os portadores de HIV (vírus da imunodeficiência humana), pois a Toxoplasmose é uma doença oportunista muito importante que leva a uma diminuição da sobrevida do portador de HIV.

  A Toxoplasmose ocorre numa grande variedade de animais de produção e de estimação, incluindo aves, bovinos, suínos, caprinos, gatos, cães, animais silvestres e na maioria dos vertebrados terrestres. A importância em animais de produção é que esta doença causa aborto, mortalidade neonatal, filhotes com defeitos levando a grandes perdas econômicas aos produtores. Em mulheres grávidas pode causar abortos espontâneos, natimortos, e defeitos congênitos graves, porém não devemos esquecer que atualmente o Toxoplasma é considerado importante causador de morte entre pessoas que são portadores de HIV e os acometidos por algum tipo de câncer, pois estes estão com as defesas do corpo extremamente diminuídas.

  Os médicos veterinários são frequentemente questionados a respeito desta infecção e devem fornecer orientações precisas aos proprietários, considerando que boa parte dos profissionais de saúde possuem muitas dúvidas a respeito da infecção humana, do risco que essa doença causa e principalmente do verdadeiro papel do gato doméstico na transmissão da doença, pois muitos veterinários ainda fazem recomendações aos proprietários de animais domésticos baseado, muitas vezes, em preconceito e desinformação.

  O grande preconceito e as vezes confusão que se faz com o gato doméstico, é que este é o único hospedeiro definitivo do Toxoplasma, porém existem muitos hospedeiros que são ditos como intermediários (que só transmitem a doença) e estes é que não são considerados na hora da tentativa de descobrir como a pessoa foi infectada, sempre recorrendo a responsabilidade ao gato doméstico pela transmissão.

  A transmissão deste parasita pode ser transplacentária (durante a gestação), ingestão de alimentos ou água contaminados, ingestão de carne crua ou mal cozida, verduras lavadas com água contaminada, leite "in natura" (sem ter passado pelo processo de pasteurização ou fervura). O papel do gato está relacionado a eliminação do ovo do parasita no ambiente, pois ele é o único que tem esta capacidade, porém nem todo gato positivo elimina os ovos, calcula-se que apenas 1% da população felina está liberando estes ovos em determinada fase da vida.

  O que devemos saber para tirar esta grande responsabilidade do gato é que este quando está contaminado só libera os ovos durante duas semanas após a sua infecção, depois desta fase ele adquiri imunidade e pára de fazer a transmissão, e outro ponto importante é que para transmitir a Toxoplasmose o gato tem que estar contaminado, e não como muitos pensam, que eles estão constantemente transmitindo a doença, é um dos maiores absurdos que temos que combater, e que é resultado de preconceito e desinformação.

  O profissional da saúde tem grande importância na prevenção da doença, instruindo a população a respeito do consumo de carnes e leite, e se você tem dúvida a respeito do seu gato procure um veterinário da sua confiança e faça um exame do seu animal, se seu companheiro for negativo e só se alimenta de ração é impossível que ele se infecte algum dia com a doença. 


---

Juci Pereira
Médica Veterinária graduada pela UFMS em 1993
Pós Graduada em Saúde Pública e em Clínica e Cirurgia de Pequenos Animais
Proprietária e Responsável Técnica da PETIT BICHON Clínica Veterinária e Petshop em Campo Grande - MS.

Nenhum comentário:

Postar um comentário