Pesquisar este blog

sexta-feira, 9 de dezembro de 2011

Devemos Adestrar os Cães ou Seus Donos?

  A maioria dos cães que chegam à clínica com problemas comportamentais pertence a donos de primeira viagem ou mesmo aqueles donos que tem vários cães e todos têm problemas comportamentais graves.

  Adestrar cães parece ser difícil, porém a dificuldade maior é convencer o dono que quem tem que ser adestrado é ele mesmo, que mudando a maneira de tratar o seu pet, ele se tornará dócil e obediente.

  As vezes temos problemas comportamentais tão graves que se técnicas e tratamento medicamentosos não solucionarem pode-se chegar ao extremo de se fazer uma doação do animal ou até mesmo chegar ao absurdo da eutanásia.

  As reclamações mais comuns que ocorrem a respeito do comportamento canino são as agressões, "coco" e "xixi" fora do lugar e apetite caprichoso (ou seja, come só o que quer), e tudo isso é responsabilidade apenas dos seus donos.

  Quando o cão agride o seu próprio dono, que dizer que esta pessoa não tem domínio nenhum sobre este animal, e não há necessidade de agressão física para que o cão aprenda. O que funciona é uma entonação de voz, postura de domínio e ignorar o animal durante trinta minutos para que o mesmo correlacione o que fez com o tempo de solidão e aprenda que isto não agradou seu dono, porque na verdade quando você age de uma forma amena o animal compreende que você gostou e continua a agredí-lo.

  O "coco" e o "xixi" fora do lugar, é uma questão de você mostrar onde você quer que ele faça, ou seja, mostre o lugar certo e se ele fizer neste lugar você deve premiá-lo (com biscoito canino por exemplo) e agradá-lo, isto é para que ele compreenda que está correto. Quando ele fizer no local errado você deve repreendê-lo e ignorá-lo por trinta minutos que com certeza ele vai correlacionar o fato, mas é claro que você deve fazer esse procedimento várias vezes para que ele grave a ação.

  O apetite caprichoso, é quando a animal só como o que quer, e ocorre quando ele recusa a ração e o dono cai nesta armadilha e começa dar outros alimentos, e o cão simplesmente aprende a fazer chantagem emocional, a solução é um pouco mais dolorosa, pois as vezes você tem que deixar a ração ao seu dispor e esperar vários dias para que o cão perceba que deve comer o que lhe foi oferecido.

  Escolha sempre o adestrador que vá a sua residência e que promova uma interação entre você e seu animal, porque desta forma você vai compreender como o cão se comporta, como aprendem, ou desaprendem.

O mais importante é impor limites ao seu cão e principalmente você não desobedecer este limite, ele vai compreender logo até onde pode ir, mas se você liberá-lo vai ser difícil o cão voltar à obedecê-lo.

  O proprietário deve ser sempre informado sobre comportamento canino, deve saber que existe esta especialidade e, você sabendo o básico, tem condições de evitar muitos problemas. Não existem cães impossíveis. Todo cachorro é adestrável, pode e vai aprender bom comportamento.

  Profissional veterinário, faça o seu papel e não deixe o mau dono estragar um bom filhote.

---

Juci Pereira
Médica Veterinária graduada pela UFMS em 1993
Pós Graduada em Saúde Pública e em Clínica e Cirurgia de Pequenos Animais
Proprietária e Responsável Técnica da PETIT BICHON Clínica Veterinária e Petshop em Campo Grande - MS.

Nenhum comentário:

Postar um comentário